O que é o Câncer de Garganta ou Câncer de Laringe?
É o câncer que se desenvolve na laringe região anatômica que divide a faringe da traqueia, e é responsável pela produção da voz, por fechar e proteger as vias aéreas quando engolimos, e por manter aberta para passagem de ar quando respiramos, essa região anatômica, é subdividida em três partes: a supraglote, glote e infraglote, e em cada uma destas regiões temos comportamentos diferente dos tumores.
O tabagismo é um importante fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer a associação com o etilismo aumenta ainda mais esse risco.
O tipo histológico mais comum é o carcinoma espinocelular, o sintoma mais recorrente é a rouquidão que dependendo da região anatômica da laringe em que o tumor se localiza podem cursar com dor e dificuldade para engolir e respirar.
Portanto pacientes com rouquidão, dor e dificuldade para engolir e respirar. Merecem a avaliação de um Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço, para definição diagnóstica e de tratamento que se baseia na tríade cirurgia, radioterapia e quimioterapia.